O que significa SESMT?

Hoje entraremos em um novo assunto, agora que já sabemos o que é a segurança do trabalho, como você pode ver no artigo anterior a este, se ainda não viu, dá uma olhada nele, é essencial sua compreensão para melhor entendimento do assunto que iremos entrar aqui.

A sigla SESMT significa “Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.”. Toda empresa que possui um quadro de segurança do trabalho, é composta por uma equipe multidisciplinar que em sua composição podemos encontrar o Técnico de Segurança do Trabalho, o Engenheiro de Segurança do trabalho, o Médico do Trabalho, como também o Enfermeiro do Trabalho. Estes são os quatro profissionais que trabalham em conjunto para trazer mais segurança dentro das empresas. E também são eles que fazem parte deste Serviço Especializado, que é a SESMT.

os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho(SESMT) trabalha também junto de outra organização, esta os empregados também fazem parte, assim como o empregador, ela se chama CIPA, que significa “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes”, mas não entrarei em detalhe sobre ela aqui, deixarei para um próximo artigo, mas o que é preciso saber dela é que tem como objetivo prevenir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, assim preservando a vida e a saúde do trabalhador, que erá um trabalho digno e sem riscos desnecessários. O tamanho da equipe do SESMT como suas regras obrigatórias e opcionais pode ser encontrada na norma regulamentadora de número quatro(NR4), já se você quer saber mais sobre a CIPA, de uma olhada na NR5. O tamanho da equipe necessária a cada empresa é feito por um cálculo, qual se baseia no grau de risco das atividades exercidas na empresa e também do número total de funcionários que compõe o quadro de trabalhadores da empresa.

equipe segurança do trabalho

Então podemos entender agora a importância do SESMT, que não deve ser adotado apenas por ser obrigatório por lei, mas porque a Segurança do Trabalho ajuda na organização da empresa, e com isso aumenta a produtividade, que leva a uma melhor qualidade do produto final, sem contar a melhora nas relações humanos no local de trabalho.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s