Segurança no trabalho: um desafio constante para todos

Estar apto para a vida é estar motivado para prevenir-se. Compreender os motivos que rondam a importância de cuidar da saúde no ambiente de trabalho é quesito fundamental para trabalhar com qualidade de vida e sucesso. No fundo, todos nós sabemos disso. Não existe pessoas que possam defender a atitude de descuidar da própria saúde e da segurança no ambiente em que trabalha.
Um assunto tão abordado hoje em dia, mas que mesmo assim ainda não foi capaz de calar as perguntas que mais assombram as estatísticas: Por que ainda existem inúmeros acidentes de trabalho não prevenidos e não reconhecidos? Será que realmente as pessoas estão preparados para enxergar isso?
Antes do mais nada, para se dar ao luxo do conhecimento, as pessoas precisam querer, ter disposição e disciplina para se comprometer com aquilo que é correto dentro dos parâmetros de segurança. Todos os funcionários são devidamente orientados desde o primeiro dia no trabalho á utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para prevenir acidentes, mas, algumas pessoas, se habituando no ambiente de trabalho por algum tempo, prefere desligar-se da rotina de proteção imposta á ela.
São pessoas que normalmente estão no piloto automático do dia-a-dia e acabam deixando suas vidas à mercê das circunstâncias, ou seja, sua saúde vai ficando vulnerável sem perceber também, pois o acidente pode não acontecer de fato nesse caso devido a uma pessoa conhecer seu ambiente de trabalho o suficiente para prevê-lo, mas, isso não impede ela por exemplo, de contrair algum problema de saúde futuramente, as chamadas Doenças Ocupacionais, tais como tendinite, perda de audição por barulhos e uma série de outras complicações acarretadas pela falta do uso de equipamentos de prevenção e de autoproteção.
Essa correria, esse modo de ser e de viver talvez seja uma das maiores causas de sofrimento humano do mundo: a sabotagem de si mesmo. Isso vai fazendo a gente se esquecer não só da gente mesmo, mas também das outras pessoas que nos cercam no ambiente de trabalho, por exemplo, porque na nossa perspectiva, nos vemos e nos refletimos no outro.
Se todos fizessem esta pequena reflexão todos os dias antes de pegar o rumo do trabalho, provavelmente evitaria uma série de perdas e complicações, não só no ambiente de trabalho mas também na vida cotidiana, e isso envolve o lado financeiro, emocional e psíquico.
Vale ressaltar aqui que não é somente obrigação do patrão manter condições de trabalho seguro, mas também do funcionário em promover e manter o ambiente organizado, preservar pela higiene e boas condições das ferramentas de trabalho, aprimorar os critérios para a realização de um trabalho produtivo e seguro e incentivar a colaboração dos demais, engajando a participação da empresa como um todo no processo de segurança do trabalho.
Essas diretrizes servem para que você faça uma reflexão sobre como tem sido seu comportamento no ambiente de trabalho em relação á segurança do trabalho. O que é mais importante para você? O que te faz sentir mais a vontade no seu trabalho? O que mais te falta para você se sentir seguro? Os equipamentos de trabalho estão sendo suficientes para a sua segurança? Você se sente seguro no seu trabalho?
Pense e reflita nessas perguntas acima, pois é necessário criar um repertório de pensamentos sobre assuntos que fazem parte da sua rotina para promover uma vida segura. A promoção de segurança começa com a necessidade de se sentir seguro, portanto, não tenha vergonha de se expressar, falar o que sente e o que você acredita que deve ser feito, é um dever seu como funcionário e como ser humano, e se preservar precisa se tornar um exercício de vida.

Se você chegou até aqui com certeza tem interesse em introduzir mais benefícios em sua empresa através da implantação de técnicas de segurança do trabalho. Para isso, conheça mais a respeito da área e sobre o que os treinamentos têm a oferecer acessando este link.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s